sábado, 9 de abril de 2011

Fernando e Isaura



Pelo amor e pela dor.

O ano de 2004 foi de grandes desafios e superação. Durante os ensaios do espetáculo Fernando e Isaura, inicialmente, fomos surpreendidos com problemas de saúde com o ator Pedro Henrique, que nos levou a alterações de personagens. Eu, que inicialmente faria alguns personagens do núcleo cômico, precisei decorar o texto e adaptar-me a dramaticidade do personagem título, o Fernando. O ator Adelson Dornelas foi convidado a integrar o elenco para assumir os meus personagens anteriores. Mas uma vez fomos tomados de súbito com o falecimento do nosso amigo Adelson, de maneira trágica. Como o show tem sempre que continuar, unidos pela dor e pelo amor ao ofício, chamamos o ator Marcelino Dias, para em 15 dias, estrear o espetáculo.

Primeira adaptação do romance de Ariano Suassuna para o teatro, do romance escrito em 1956, intitulado A história de amor de Fernando e Isaura. A peça levava ao palco um dos grandes mitos do amor no ocidente, a lenda irlandesa Tristão e Isolda. Ambientada no Estado de Alagoas, às margens do Rio São Francisco, desvendava o romance proibido entre o vaqueiro Fernando e a romântica Isaura, prometida em casamento a Marcos, tio de Fernando que o criou desde pequeno. Nas músicas executadas ao vivo pelo grupo SaGRAMA, responsável pela montagem, estavam xotes, baiões, cocos-de-roda e marchinhas de guerreiro, folguedo típico de Alagoas. A direção ficava a cargo de Carlos Carvalho.

O elenco guerreiro era formado por Paula de Renor, Círa Ramos, Carlos Lira, Marcelino Dias, Ana Montarroyos e Sérgio Gusmão.

Um comentário:

  1. Olá Bobby,
    Tudo bem?
    Bom eu sou Leonardo E faço parte da Arte Sintonia Companhia de Teatro de Salvador, trabalhamos com musicais e gostaria de saber como podemos conseguir o texto Fernando e Isaura.
    Fico no aguardo.
    Grande abraço

    ResponderExcluir